Avançar para o conteúdo principal

Ainda pelo Minho.



Pois é, Barcelos, quem não conhece este galo??? Acho que todos o conhecem, o "Galo de Barcelos" é muito famoso em Portugal e no estrangeiro, também. Muitos conhecem-no, também, por "Galo da sorte", provavelmente, por causa da sua lenda, que nem todos conhecem. Para quem ainda não conhece esta lenda, aqui fica.
"Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa. Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como esse galo cantar quando me enforcarem. O juiz empurrou o o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.
Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o cruzeiro do senhor do galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago."
Fonte: Wikipédia.






Este teve o privilégio de conhecer alguns galos da grande Júlia Ramalho, gostou tanto que, preferiu uma fatiota igual a um certo galo com três pernas (obra da Júlia Ramalho, que poderão admirar na foto a seguir).


Até que ficaram giros, com suas novas fatiotas.

Comentários

  1. Estão lindos de mais! Até estou de boca aberta. :)

    ResponderEliminar
  2. Rogério Guimarães18 de maio de 2012 às 11:04

    Muito bom, os gatos de Barcelos!
    Posso até dizer que no domínio da arte contemporânea haveria aqui objecto de discussão.
    Muito bom mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rogério. É sempre bom ler ou ouvir os teus comentários. Gostei muito de conversar contigo e, muito ficou por dizer. Estes temas nunca têm fim. Continuaremos a conversar, trocar ideias e experiências, e, conto sempre com a tua opinião. Obrigada.
      Bêjocas.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Cabeçudo

O Faroleiro  No 1º trimeste deste ano resolvi participar no curso de cabeçudos do grupo etnográfico da Areosa. Já tinha alguma curiosidade em saber qual a técnica utilizada para se fazer o tradicional cabeçudo. Quando cheguei a Viana, o ano passado, pensei logo, tenho de ir ver os cabeçudos e gingantones. E assim foi. A nossa chegada foi em Julho e as festas da Sra. D'Agonia são em Agosto. Lá fui eu, feliz e contente. Adorei. Vou, então, apresentar o meu 1º cabeçudo que já andou por festas e exposições este ano. De frente. Ele está um pouco cansado. Foi muito trabalho... Um ligeiro perfil. O curso O Faroleiro Outros cabeçudos. Trabalhos dos meus colegas. 

O cabeçudo Pinguço

Se já era fã de cabeçudos, agora ainda sou mais. A experiência de aprender a construir foi fantástica, adoro todo o processo, construção da estrutura, criação de personagens... Não vou parar de fazer cabeçudos  :«) é muito bom. Mas falemos do Pinguço. O Pinguço é daqueles portugueses que anda um pouco baralhado e está inactivo perante as mudanças sociais, económicas e políticas deste país. Ele ainda não compreendeu se está embriagado ou se apanhou sol a mais. Uma coisa é certa está estupefacto e ranhoso, muito ranhoso, também tem uns suores frios. Espero que reaja ( positivamente), que tome uma atitude para melhorar o que está menos bem. Eu (Fernanda) tenho esperança, não é fácil, mas é possível. De costas, à janela, ainda por pintar. Novamente de costas, mas já pintado. De frente, de perfil, é feio que se farta. Torna-se engraçado de tão feio que é. Para finalizar uma foto de amigos  :«)

Em Junho foi assim...

Em Junho andámos por Vila nova de Gaia, E, também por Braço de Prata,  Feira Ossos do Ofício https://www.facebook.com/ossosfeira/ Um mês com muito trabalho, dentro e fora do atelier, vejamos como vai ser o Julho. Até breve.