Avançar para o conteúdo principal

Alfacinhas

Alfacinha, não se sabe muito bem de onde vem tal designação, é o nome popular e carinhosa que damos aos naturais de Lisboa. Muitas histórias há à volta da "Alfacinha". No século XIX, Almeida Garrett fez referência a esta designação na sua obra "Viagens na minha terra". Também à quem diga que tal nome diz respeito ao gosto dos Lisboetas por alface, era cultivada e consumida em Lisboa desde tempos imemoriais. Lisboa era uma cidade de pequenas hortas. Vem ainda à mesa de discussão sobre este tema, a ocupação de Lisboa pelos Mouros entre 711 e 714. Diz-se que depois da ocupação os árabes teriam começado a cultivar o "Al-Hassa", que acabou por se transformar em "Alface" na língua portuguesa. Na época a planta era usada para diversos fins, entre eles culinários e medicinais. Reza a lenda, que numa das várias guerras que aconteceram durante a permanência dos árabes, os moradores só teriam alfaces para comer. Enfim a verdade é que muito se diz a respeito, mas não se sabe ao certo a sua origem, os Lisboetas, esses continuam a ser os "Alfacinhas".
Já chega desta conversa. Eu sou "Alfacinha de gema", daquelas nascidas na MAC (maternidade Alfredo da Costa), e resolvi fazer uma pequena homenagem criando estas lindas Alfacinhas. São mulheres, como tantas outras, com várias profissões, que gostam de animais, têm a luz única de Lisboa ao amanhecer e o encanto das noites de Lisboa.
Espero que sejam do vosso agrado.














Estas lindas Alfacinhas estão disponíveis. Se alguma o/a apaixonou, e acha que vai ficar magnifica naquele seu cantinho especial, não hesite, contacte-nos. Pode ainda saber mais, na nossa montra. 
https://papapapelfv.blogspot.com/p/montra.html


Textos: Fernanda Viana
Fotos: Sentieira 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cabeçudo

O Faroleiro  No 1º trimeste deste ano resolvi participar no curso de cabeçudos do grupo etnográfico da Areosa. Já tinha alguma curiosidade em saber qual a técnica utilizada para se fazer o tradicional cabeçudo. Quando cheguei a Viana, o ano passado, pensei logo, tenho de ir ver os cabeçudos e gingantones. E assim foi. A nossa chegada foi em Julho e as festas da Sra. D'Agonia são em Agosto. Lá fui eu, feliz e contente. Adorei. Vou, então, apresentar o meu 1º cabeçudo que já andou por festas e exposições este ano. De frente. Ele está um pouco cansado. Foi muito trabalho... Um ligeiro perfil. O curso O Faroleiro Outros cabeçudos. Trabalhos dos meus colegas. 

O cabeçudo Pinguço

Se já era fã de cabeçudos, agora ainda sou mais. A experiência de aprender a construir foi fantástica, adoro todo o processo, construção da estrutura, criação de personagens... Não vou parar de fazer cabeçudos  :«) é muito bom. Mas falemos do Pinguço. O Pinguço é daqueles portugueses que anda um pouco baralhado e está inactivo perante as mudanças sociais, económicas e políticas deste país. Ele ainda não compreendeu se está embriagado ou se apanhou sol a mais. Uma coisa é certa está estupefacto e ranhoso, muito ranhoso, também tem uns suores frios. Espero que reaja ( positivamente), que tome uma atitude para melhorar o que está menos bem. Eu (Fernanda) tenho esperança, não é fácil, mas é possível. De costas, à janela, ainda por pintar. Novamente de costas, mas já pintado. De frente, de perfil, é feio que se farta. Torna-se engraçado de tão feio que é. Para finalizar uma foto de amigos  :«)

Em Junho foi assim...

Em Junho andámos por Vila nova de Gaia, E, também por Braço de Prata,  Feira Ossos do Ofício https://www.facebook.com/ossosfeira/ Um mês com muito trabalho, dentro e fora do atelier, vejamos como vai ser o Julho. Até breve.