Avançar para o conteúdo principal

Santo António e Coleccionadores

Depois de um mês e uns dias de silêncio, estou de volta para vos falar de uma encomenda, entregue em Junho, para um coleccionador ou, se preferirem, "ajuntador" de Santos que dão pelo nome de António. Este, é um apaixonado, uma pessoa que visitou o meu atelier e, com quem passei uma ou, um bocado, de tarde, numa conversa deliciosa. Aprendi muito nessa amena tarde de Junho. É, também, alguém que gosta de partilhar, tendo mostrado a sua colecção particular em duas exposições realizadas em Lisboa.



Em ambas o meu trabalho esteve presente. Mas, vou passar apresentar-vos as peças adquiridas por este "ajuntador". Ora vejam...

O grupo...

Todos juntos.

"Um tostãozinho para o Santo António", a ideia surgiu com a tradição que existe, principalmente, nos bairros típicos de Lisboa, das criança com os tronos do Santo à porta de casa pediam um tostãozinho para o Santo António. Muitas histórias há à cerca deste costume...
http://www.notapositiva.com/CantinhoMiudos/historias/tostaostoantonio.htm#vermais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa

Com elas criei este mealheiro "Santo António" com o "Menino" a pedir o "tostão para o Santo António".
Esta peça, tal como as outras é em pasta de papel, o Santo está vestido com papel kraft e alguns apontamentos em tecido. Como outras peças anteriores, também, esta tem a sua versatilidade.
Mas nada como ver...


O menino em cima da pedra espreitando para dentro do mealheiro.

Aqui já temos o Menino à frente do Santo António.

Pormenor do rosto calmo.

Promenores do Menino.

Pormenor do Menino a espreitar.

Santo António "sermão aos peixes". Com este tema fiz uma peça com alguma utilidade, um segura portas.
Daí as suas mãos, exageradamente, grandes e, o seu rosto matreiro.







Aqui, com o tema "jogos e brincadeiras", temos o conhecido jogo da macaca que, quase, todos nós jogámos :0)




Dentro do tema "músicos", temos mais um gaiteiro e a sua gaita de foles.




Para finalizar... Já vosso conhecido... "Santo António, Manjericos, Gatos e Sardinhas.


Espero que gostem...

Palavras e fotos de
Fernanda Viana  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cabeçudo

O Faroleiro  No 1º trimeste deste ano resolvi participar no curso de cabeçudos do grupo etnográfico da Areosa. Já tinha alguma curiosidade em saber qual a técnica utilizada para se fazer o tradicional cabeçudo. Quando cheguei a Viana, o ano passado, pensei logo, tenho de ir ver os cabeçudos e gingantones. E assim foi. A nossa chegada foi em Julho e as festas da Sra. D'Agonia são em Agosto. Lá fui eu, feliz e contente. Adorei. Vou, então, apresentar o meu 1º cabeçudo que já andou por festas e exposições este ano. De frente. Ele está um pouco cansado. Foi muito trabalho... Um ligeiro perfil. O curso O Faroleiro Outros cabeçudos. Trabalhos dos meus colegas. 

O cabeçudo Pinguço

Se já era fã de cabeçudos, agora ainda sou mais. A experiência de aprender a construir foi fantástica, adoro todo o processo, construção da estrutura, criação de personagens... Não vou parar de fazer cabeçudos  :«) é muito bom. Mas falemos do Pinguço. O Pinguço é daqueles portugueses que anda um pouco baralhado e está inactivo perante as mudanças sociais, económicas e políticas deste país. Ele ainda não compreendeu se está embriagado ou se apanhou sol a mais. Uma coisa é certa está estupefacto e ranhoso, muito ranhoso, também tem uns suores frios. Espero que reaja ( positivamente), que tome uma atitude para melhorar o que está menos bem. Eu (Fernanda) tenho esperança, não é fácil, mas é possível. De costas, à janela, ainda por pintar. Novamente de costas, mas já pintado. De frente, de perfil, é feio que se farta. Torna-se engraçado de tão feio que é. Para finalizar uma foto de amigos  :«)

Em Junho foi assim...

Em Junho andámos por Vila nova de Gaia, E, também por Braço de Prata,  Feira Ossos do Ofício https://www.facebook.com/ossosfeira/ Um mês com muito trabalho, dentro e fora do atelier, vejamos como vai ser o Julho. Até breve.